Governador e Prefeito de Aracaju se unem para melhorar a qualidade nos atendimentos na rede pública de Saúde Caju News Fevereiro 15, 2017 0

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, se reuniu com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e os secretários de Saúde de ambas gestões, Almeida Lima (Estado) e André Sotero (Município), para dar início à construção de uma parceria que objetiva a melhoria da qualidade nos atendimentos na rede pública de Saúde.

De acordo com Jackson, esse primeiro encontro já demonstrou o quanto as futuras ações serão benéficas à população, além de ser uma junção inédita em Sergipe, em relação à Saúde pública. “Essa foi uma reunião muito importante, na qual o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju fizeram uma avaliação da saúde na capital, a fim de determinar em quais pontos a parceria entre as duas gestões é possível. Eu fiquei extremamente satisfeito com a busca de soluções conjuntas para enfrentar as dificuldades que Aracaju vem atravessando. O governo estadual vê essa iniciativa com muita alegria, pois essa é a primeira parceria estabelecida entre essas duas esferas administrativas, levando em conta a questão da saúde”, revelou.

Entre as pautas discutidas estão a média e alta complexidade, a melhoria dos serviços oncológicos e a redução das filas de exames e cirurgias que, segundo o prefeito de Aracaju, podem receber um enorme benefício com a ação conjunta entre estado e município. “O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju decidiram unir forças para enfrentar os grandes problemas e desafios pelos quais a saúde passa nesse momento, de poucos recursos e de muitas questões a serem resolvidas. Nós entendemos que é preciso que as nossas secretarias se unam para enfrentá-los, pois eles exigem de nós muita dedicação e envolve a melhoria da qualidade de milhares de vidas, que necessitam desses serviços ofertados pelo poder público em nossa capital”, explicou Edvaldo.

Diálogo também visto com relevância pelo secretário de estado da Saúde, Almeida Lima. “É necessária uma somação de esforços para que a população tenha acesso a serviços de maior qualidade e de rápida resolutividade, tendo em vista que na capital está localizada toda a média e alta complexidade. O governo, através de seus organismos devidos, como a Secretaria de Saúde e a Fundação Hospitalar, junto à prefeitura, somarão esforços para melhorar a resolutividade da assistência à população, sobretudo nas questões ligadas à Oncologia, que é uma pauta permanente e de grande preocupação em todas as nossas reuniões com esse fim”, salientou.

Para o secretário municipal, André Sotero, a reunião de hoje é um marco na história de Sergipe. “Hoje é um dia histórico, pois há muito tempo não se via uma parceria como essa. Digo isso porque existe uma semelhança em relação à sensibilidade e a preocupação com os pacientes que fazem uso da rede pública, e isso ficou nítido durante o encontro. Debatemos vários assuntos e já traçamos algumas metas. Algumas delas são a luta conjunta para acabar com o sofrimento do paciente oncológico e a tentativa de melhorar o acesso a certos exames de imagem. Outros detalhes serão divulgados em breve, mas a população pode ficar bastante otimista, pois bons frutos virão nos próximos meses”, informou.

Ainda segundo Sotero, a partir de agora, as reuniões entre as duas entidades serão frequentes. A próxima deve acontecer já no início do próximo mês e, até lá, os técnicos de ambas secretarias estarão em contato constante para o levantamento e a troca de informações referentes à Saúde pública.

 

 

Fonte: ASN

Etiquetas:,

CajuNews