Largo da Gente Sergipana é reaberto para visitação após obra de restauro e revitalização

Largo da Gente Sergipana é reaberto para visitação após obra de restauro e revitalização reúne informações importantes e ajuda a entender os principais pontos da notícia.

O Largo da Gente Sergipana, um dos principais cartões-postais de Sergipe e um dos mais importantes espaços de valorização da cultura popular do estado, foi reaberto para visitação nesta sexta-feira, 26. Após passar por um amplo processo de restauração das esculturas e revitalização da estrutura, o local foi entregue à população totalmente recuperado, preservando sua função de homenagear as tradições populares e os personagens que formam a identidade sergipana.

A reabertura foi oficializada durante cerimônia que contou com a presença da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri; do secretário de Estado da Cultura, Valadares Filho; da secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita; do presidente do Banese, Marco Queiroz; do diretor-superintendente do Instituto Banese, Ademar Ribeiro; do arquiteto e urbanista Ezio Déda, idealizador do projeto do Largo; além de outras autoridades e representantes da cultura e do turismo em Sergipe.

Largo da Gente Sergipana é reaberto para visitação após obra de restauro e revitalização

A obra foi realizada pelo Governo de Sergipe e pelo Grupo Banese, por meio do Instituto Banese, com o apoio da Master Tintas, e teve como objetivo recuperar elementos artísticos e estruturais que apresentavam desgastes decorrentes da ação do tempo, garantindo a conservação do patrimônio e a ampliação da vida útil do equipamento cultural, inaugurado há oito anos. Além da pintura das esculturas, a revitalização contemplou serviços de recuperação do deck, guarda-corpo, bancos, sinalização e iluminação, restabelecendo as condições de conservação e garantindo mais segurança, acessibilidade e conforto aos visitantes.

Localizado às margens do Rio Sergipe, o Largo da Gente Sergipana reúne esculturas monumentais inspiradas em algumas das mais importantes expressões da cultura popular do estado. O espaço presta homenagem às manifestações culturais Lambe-Sujo e Caboclinhos, Chegança, Reisado, Cacumbi, Bacamarteiros, Taieira, São Gonçalo e Parafusos, representadas por esculturas com sete metros de altura, além do Barco de Fogo de Estância, que ocupa o centro do Largo.

Mais que um espaço público, o Largo da Gente Sergipana é um símbolo da memória coletiva e afetiva do povo sergipano. As esculturas transformam a cultura popular em uma experiência imersiva, interativa e acessível, despertando o interesse de moradores e visitantes. Com a conclusão da obra, Sergipe volta a contar com um ambiente voltado à educação patrimonial e ao fortalecimento do turismo cultural, em um dos equipamentos mais visitados do estado.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, reforçou a importância da entrega do Largo restaurado. “O Largo é um dos lugares mais visitados do nosso estado e agora está totalmente revitalizado. Então, parabéns ao Banese por se somar não só ao social, mas também à cultura, às tradições e às riquezas do nosso estado. Neste momento de chegada de tantos turistas, o Largo é um lugar para conhecer histórias que representam nossos municípios e suas tradições, enfim, a nossa identidade”, destacou Érica.

O momento também foi prestigiado pelo secretário de Estado da Cultura, Valadares Filho. “A restauração do Largo da Gente Sergipana é um símbolo da nossa identidade, da nossa sergipanidade e da valorização da nossa história. O Grupo Banese, como fomentador da cultura, dá mais uma vez exemplo da força que a cultura tem em nosso estado, com todo o apoio do governador Fábio Mitidieri”, afirmou.

Para o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ademar Ribeiro, a reabertura do Largo representa um compromisso com a valorização da cultura. “O Largo da Gente Sergipana é um patrimônio que traduz a riqueza da nossa cultura popular. A restauração desse equipamento garante a preservação desse legado e devolve à população um dos mais importantes cartões-postais de Sergipe, plenamente preparado para continuar cumprindo sua missão cultural e educativa. Essa entrega é resultado da união de esforços entre o Governo de Sergipe, o Grupo Banese e a Master Tintas, alinhados nesse compromisso de valorizar a nossa sergipanidade”, destacou.

Também estiveram presentes na cerimônia representantes dos grupos culturais homenageados no Largo. Dona Marilene, mestra do Reisado de São José, em Japaratuba, manifestou sua alegria ao ver o Largo restaurado. “É maravilhoso ver nossa cultura sendo cuidada. O Largo da Gente Sergipana é lindo e não pode acabar nunca. Estou feliz pelo convite feito aos grupos para estarem aqui. Não existe coisa melhor do que ver a nossa cultura representada dessa forma. A palavra de hoje é gratidão”, contou dona Marilene.

A turista paulista Judite Oliveira expressou sua alegria ao encontrar o Largo revitalizado. “Moro em São Paulo, mas tenho sangue nordestino. Meus pais são de Ribeirópolis, aqui em Sergipe. Estou passando momentos maravilhosos, conhecendo a cultura do estado, e estou encantada com o Largo da Gente Sergipana. Fiquei muito feliz em saber que ele foi recuperado e que podemos apreciar as esculturas com as cores vivas e vibrantes. Parabéns pelo trabalho de conservação, porque não basta construir o espaço, é preciso preservar tudo aquilo que conta a nossa história”, destacou Judite Oliveira.

Foto: Ascom Banese

Você acabou de ler:

Largo da Gente Sergipana é reaberto para visitação após obra de restauro e revitalização

Veja também outras notícias em CajuNews.

Fonte: Faxaju