10 de fevereiro de 2026

Representantes da FITERT são empossados no Conselho de Comunicação do Congresso

Foram empossados nesta segunda (09/02/26), os diretores da FITERT, Coordenador Fernando Cabral (Conselheiro Titular) e o Secretário Geral Ricardo Ortiz (Conselheiro Suplente) no Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional. Na mesma reunião houve a posse de Patrícia Blanco e Angela Cignachi, eleitas presidente e vice-presidente do CCS para o próximo biênio

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) foi instalado nesta segunda-feira (9) com novos integrantes.

A nova composição do CCS foi aprovada na sessão do Congresso Nacional de 27 de novembro de 2025. Esta será a 7ª composição do conselho, previsto pela Constituição de 1988 e instituído pela Lei 8.389, de 1991.

Composto por 13 membros titulares e 13 suplentes, o CCS representa diversos segmentos da sociedade, como empresas de rádio, televisão, imprensa escrita, engenheiros e cientistas da comunicação, profissionais de cinema e representantes dos trabalhadores e da sociedade civil. O mandato de conselheiro é de dois anos, sendo permitida uma recondução.

Entre as atribuições do CCS está a produção de estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem encaminhadas pelo Congresso Nacional a respeito do tema da comunicação social no Brasil. Sempre que um senador ou deputado federal quiser, pode enviar um projeto de lei para que o Conselho de Comunicação Social dê um parecer sobre o tema em questão.

Esperamos contribuir de forma efetiva dentro deste importante Conselho, desempenhando nosso papel de representatividade classista e elevando os profissionais radialistas de todo Brasil com nossa  contribuição institucional, indagou Fernando Cabral.

Texto e foto ascom FITERT