11 de fevereiro de 2026

Câmara de Barra dos Coqueiros debate mobilidade urbana, inclusão social, educação e saúde

A Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros realizou, nesta terça-feira, 10, mais uma sessão ordinária com uma pauta diversificada, reunindo indicações e moções voltadas ao desenvolvimento urbano, inclusão social, valorização dos servidores públicos, educação, saúde e fortalecimento das políticas públicas municipais.

Entre os destaques está a Indicação nº 006/2026, de autoria do presidente da Casa, Wilson Bernardes, que propôs a destinação de recursos provenientes de multas de trânsito para a melhoria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A proposta incluiu a capacitação de agentes, aquisição de equipamentos, instalação de semáforos e implantação e manutenção da sinalização vertical e horizontal no município.

Na área da saúde e assistência social, a Indicação nº 018/2026, da vereadora Pastora Salete, solicita que o Poder Executivo firme convênios com comunidades terapêuticas para o tratamento de dependentes químicos residentes em Barra dos Coqueiros, ampliando a rede de apoio e recuperação no município.

O turismo e a organização urbana também estiveram em pauta com a Indicação nº 019/2026, de autoria do vereador Rogério, que solicitou a identificação, delimitação e sinalização de área específica para estacionamento de motorhomes na Orla Pôr do Sol da Atalaia Nova, além da instalação de placas informativas conforme a Lei Municipal nº 1.284/2025.

Já a vereadora Guega, por meio da Indicação nº 020/2026, propôs a designação de equipes responsáveis pela zeladoria, conservação e manutenção periódica das praças públicas, com foco na limpeza, organização, preservação do patrimônio e melhoria dos espaços de convivência da população.

A pauta também trouxe uma importante iniciativa voltada à inclusão e saúde infantil com a Indicação nº 022/2026, da vereadora Frankeline, que solicitou estudo de viabilidade para a implantação do “Parque Girassol – Saúde e Inclusão para Autistas”, um espaço multissensorial público e gratuito destinado ao desenvolvimento e convivência de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças típicas.

No campo da educação, o presidente Wilson Bernardes apresentou a Indicação nº 023/2026, que solicitou um estudo de viabilidade técnica, financeira e orçamentária para avaliar a possibilidade de aumento salarial dos professores contratados da rede municipal de ensino.

A sessão também incluiu moções de aplausos e congratulações, com destaque para a Moção nº 001/2026, em homenagem ao aniversário do vereador Eduardo Borges da Cruz, e as Moções nº 020/2026 e nº 021/2026, de autoria da vereadora Frankeline, em homenagem a Isielle Calasans e Katyane Corrêa Martins.

Todas as matérias da pauta aconteceram o em votação única, reforçando o caráter deliberativo e objetivo da sessão, que consolida o papel do Legislativo municipal como espaço de construção de políticas públicas, escuta das demandas sociais e fortalecimento do desenvolvimento de Barra dos Coqueiros.

Texto e foto assessoria