13 de fevereiro de 2026

Opera Sergipe promove mutirão de consultas para cirurgias de endometriose

O programa já realizou mais de 36 mil procedimentos eletivos

Com o objetivo de dar continuidade às ações de fortalecimento da assistência especializada no estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Opera Sergipe, realizou nesta quinta-feira, 12, um mutirão de consultas voltado às cirurgias de endometriose, no Hospital e Maternidade Santa Isabel. A iniciativa integra as estratégias adotadas para reduzir o tempo de espera de pacientes cadastrados no sistema de regulação estadual que aguardavam avaliação especializada. Ao todo, foram ofertados atendimentos para 60 mulheres, ampliando o acesso ao diagnóstico e à definição de conduta cirúrgica.

Lançado no dia 22 de julho de 2023, o Opera Sergipe foi criado com o objetivo de ampliar a oferta de cirurgias eletivas. Até o dia 10 de fevereiro de 2026, o programa realizou 36.354 procedimentos, dos quais 191 foram cirurgias de endometriose.

A paciente Kele Cristina Souza Leite,  42 anos, do município de Estância, no sul sergipano, avaliou positivamente a iniciativa. “Eu já fazia acompanhamento ginecológico por causa da endometriose e, durante as consultas, o médico identificou que o meu caso é de endometriose profunda. Foi então que ele me encaminhou para o programa Opera Sergipe, facilitando todo o processo. Esse mutirão de consultas é uma ótima iniciativa, só de ter o atendimento e o encaminhamento para a cirurgia ser realizados aqui já traz mais tranquilidade”, afirmou.

Para a autônoma Maria Rozeli dos Santos, 45, não é fácil conviver com endometriose. Agora, ela disse esperar viver uma realidade melhor. “Hoje, ter essa oportunidade, oferecida pelo Governo do Estado, de diminuir esse sofrimento, significa muito para nós mulheres. Estou entrando para a consulta e, em breve, estarei realizando a cirurgia e voltando a ter mais qualidade de vida”, contou.

Durante o mutirão foram realizadas consultas para cirurgia de endometriose. As pacientes já estavam previamente cadastrados no sistema de regulação estadual e foram avaliadas por ginecologista. A ação reforça o compromisso do Governo do Estado em ampliar o acesso, fortalecer o cuidado integral e garantir maior celeridade aos usuários que aguardam pelos procedimentos cirúrgicos.

Acesso ao programa

Para ter acesso ao Programa Opera Sergipe, o paciente deve fazer o cadastro numa Unidade Básica de Saúde (UBS). Após avaliação pelo médico e triagem, o paciente é encaminhado via regulação ao serviço ambulatorial especializado em cirurgia para cada procedimento, iniciando a fase preparatória no hospital credenciado.

As unidades da primeira fase são o Hospital Regional Amparo de Maria, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Nosso Senhor dos Passos, e Hospital e Maternidade Santa Isabel. Já as cirurgias de alta complexidade da fase 2 são feitas no Hospital Cirurgia, Hospital do Coração/Rede Primavera, Hospital Regional Amparo de Maria e Hospital, Maternidade Santa Isabel, Decós e Renascença.

Foto: Felipe Goettenauer