Na semana em que completa três anos de atuação pelo estado, o ‘Sergipe é aqui’ transformará, simbolicamente, o município de Santa Luzia do Itanhy, na capital do estado por um dia. Conhecida historicamente por ser a povoação mais antiga de Sergipe, a economia do município é baseada na produção de cana-de-açúcar, na citricultura, na criação de gado de corte e na produção de leite. Na sexta-feira, 27 de fevereiro,o município receberá a 68ª edição do programa coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), ofertando o leque de atendimentos e entregando assinaturas de ordem de serviços que levarão ainda mais qualidade de vida aos santa-luzienses.
Um dos grandes diferenciais do programa, firmado como uma das principais iniciativas de interiorização do estado, é reunir, por meio de uma estrutura de estandes, salas e carretas, diversos serviços das Secretarias e órgãos parceiros da administração pública. No Colégio Estadual Comendador Calazans, a população poderá ter acesso a atendimentos de saúde, como consultas médicas, odontológicas e vacinação; serviços de emissão de documentos, a exemplo da carteira de identidade e segunda via de certidões; orientações e atualização do Cadastro Único, além de atendimentos de assistência social. A iniciativa também contempla serviços como o cadastro para vagas de emprego e capacitações profissionais, orientações jurídicas e de defesa do consumidor, ações de apoio à agricultura familiar e ao empreendedorismo, entre outros.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, destacou a importância do programa como instrumento de aproximação entre o Estado e a população. “O Sergipe é aqui é uma iniciativa que segue, a cada edição, reafirmando o compromisso do Governo com a interiorização dos serviços públicos e com o cuidado direto com as pessoas. Chegar a Santa Luzia do Itanhy, município de grande relevância histórica e econômica para o nosso estado, reforça que estamos trabalhando para garantir cada vez mais cidadania, dignidade e desenvolvimento para todas as regiões. Ao longo dessas 68 edições, já realizamos mais de 300 mil atendimentos, levando serviços essenciais, anunciando obras e ouvindo as demandas da população. Nosso objetivo é continuar aproximando o governo dos sergipanos e promovendo melhorias concretas na vida das pessoas”, ressaltou.
Para o prefeito de Santa Luzia do Itanhy, Adauto Amor, a realização da 68ª edição do programa Sergipe é aqui representa um momento importante para o município e região. “Santa Luzia será, simbolicamente, a capital do estado neste dia, recebendo não apenas os moradores do município, mas também a população de cidades vizinhas, que poderá acessar diversos serviços públicos. Além disso, o programa é uma oportunidade para o anúncio de obras e investimentos estruturantes, que contribuem para o desenvolvimento local e atendem demandas históricas da população”, destacou.
Foto: Luiz Henrique Bugia