Medida amplia acesso ao botijão gratuito para famílias de baixa renda. Em Sergipe, cerca de 275 mil famílias serão beneficiadas
O Senado Federal aprovou a Medida Provisória que reformula o Auxílio Gás, agora denominado Auxílio Gás do Povo, e cria uma nova modalidade que permite a gratuidade do botijão de gás para famílias de baixa renda. A medida representa um avanço no combate à pobreza energética e terá impacto direto na vida de cerca de 15 milhões de famílias brasileiras, sendo 275 mil sergipanas.
Além da manutenção do pagamento bimestral em dinheiro, o texto aprovado cria uma nova forma de auxílio ao autorizar a concessão do benefício por meio da entrega gratuita do botijão de GLP nas revendas credenciadas. A iniciativa fortalece o enfrentamento da pobreza energética e amplia o acesso ao cozimento limpo, preservando a focalização em famílias do CadÚnico e criando instrumentos para ampliar a capilaridade e a execução, com objetivos, fiscalização e integração entre os entes federativos.
Para o senador Alessandro Vieira, a aprovação da matéria representa um passo concreto na construção de políticas públicas que dialogam com a realidade da população. “O gás de cozinha não é um luxo, é uma necessidade básica. Garantir que as famílias mais pobres tenham acesso ao botijão é garantir comida na mesa, saúde dentro de casa e mais dignidade para quem mais precisa, inclusive em Sergipe, onde sabemos o peso desse custo no dia a dia das pessoas”, afirmou.
De acordo com o regulamento da Medida Provisória, serão beneficiadas as famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e que estejam cadastradas no CadÚnico. A modalidade em dinheiro corresponderá a uma parcela de, no mínimo, 50% sobre o preço médio do botijão de 13kg.
Ascom Alessandro Vieira