Educação de Lagarto tem crescimento de 51% em Índice de Fluência Leitora dos alunos

Avanço consistente é resultado dos esforços empreendidos desde os primeiros meses da atual administração

Nesta semana, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), registrou um avanço expressivo e consistente no Índice de Fluência Leitora (IFL) dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Segundo dados disponibilizados pelo Governo de Sergipe, por meio do Programa Alfabetizar Pra Valer (PAPV), em menos de um ano o município elevou seu indicador de 3,3, registrado em 2024, para 5,0, em 2025, um crescimento de 51%, demonstrando a efetividade das políticas educacionais adotadas pela atual administração municipal.

Para o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, o avanço é motivo de grande orgulho. “Estamos colhendo um dos primeiros frutos de um trabalho sério e comprometido realizado pela nossa Secretaria da Educação ao longo de 2025, período em que implantamos diversas ações estratégicas, como a tomada de leitura, o sistema de avaliação diagnóstica da rede, o Programa Bom Dia Feliz, entre outras medidas que fortalecem a nossa Rede Municipal de Ensino. Mais do que isso, esse avanço reafirma o compromisso da nossa gestão com a alfabetização das crianças e com a oferta de uma educação pública de qualidade para todos”, destacou.

A secretária municipal da Educação, professora Taysa Mércia, enfatizou que o crescimento da fluência leitora aponta para um impacto positivo no Indicador Nacional de Criança Alfabetizada (INCA), que avalia o nível de alfabetização dos alunos do 2º ano da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, é nesse indicador que Lagarto ainda ocupa as piores posições.

“O crescimento da Educação de Lagarto no IFL aponta para uma tendência positiva nos resultados que estão por vir, pois, ao fortalecermos o processo de alfabetizaç ão com acompanhamento sistemático, avaliações diagnósticas e intervenções pedagógicas planejadas, criamos bases sólidas para a melhoria contínua do desempenho dos nossos alunos. Então esses resultados comprovam que estamos fazendo bem  e cada vez melhor pela aprendizagem dos nossos estudantes”, argumentou.

De acordo com o diretor de Ensino e Aprendizagem da Semed, professor Joabe Bernardo, a organização e o compromisso com o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino fizeram toda a diferença. “O contexto educacional de Lagarto é desafiador, considerando o elevado número de escolas e turmas do 2º ano existentes na rede. No entanto, a organização, o acompanhamento e o monitoramento pedagógico, aliados ao compromisso das nossas equipes técnicas e escolares, nos permitiram iniciar 2026 com essa importante conquista, que nos enche de energia para fazer ainda melhor pela nossa educação”, acrescentou.

Já a coordenadora de Alfabetização da Semed, professora Vera Lúcia Chagas, reforçou que muito ainda está por vir. “Estamos muito felizes com esse resultado, porque sabemos que o desafio é grande. Mas, com muita responsabilidade e compromisso, seguiremos trabalhando e sendo ainda mais presentes nas unidades de ensino, fortalecendo a leitura e o processo de ensino-aprendizagem das nossas crianças. Afinal, nossa meta é recolocar Lagarto na posição de destaque que lhe é devida, transformando realidades, assegurando direitos e oferecendo uma educação pública de qualidade”, assegurou.

Índice de Fluência Leitora (IFL)

O Índice de Fluência Leitora é um indicador construído a partir da avaliação de fluência leitora aplicada no i nício e no final do ano letivo, correspondendo aos momentos de entrada e saída. O instrumento permite acompanhar o desenvolvimento das habilidades de leitura dos estudantes, identificar avanços, mapear fragilidades e orientar a tomada de decisões pedagógicas, contribuindo diretamente para o fortalecimento do processo de alfabetização nas redes municipais e estadual de ensino.