Governo reforça segurança alimentar com atuação do Restaurante Popular Padre Pedro no Japãozinho em Aracaju

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, nesta terça,20, uma visita à unidade do Restaurante Popular Padre Pedro, localizada no bairro Japãozinho, em Aracaju, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe com a segurança alimentar e com a oferta diária de refeições de qualidade, ao valor simbólico de R$ 1, para quem mais precisa, promovendo cuidado, dignidade e inclusão social.

A ação realizada pela Seasic reafirma a importância de políticas públicas que chegam diretamente à população em situação de vulnerabilidade, garantindo alimentação acessível e contribuindo efetivamente para o enfrentamento da insegurança alimentar em Sergipe.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, esteve presente na visita ao Espaço Cuidar Japãozinho e destacou a importância das ações realizadas de forma próxima, nos bairros, com um olhar atento às necessidades de cada sergipano. “Ver essas famílias sendo atendidas, saber que uma refeição de qualidade chega diariamente à mesa do povo sergipano por apenas um real é algo muito significativo. Isso é cuidado, é presença do Estado. Nosso compromisso é ampliar cada vez mais esses espaços e alcançar quem mais precisa”, reforçou.

Para a moradora da região, Maria de Fátima dos Santos, o impacto da iniciativa é sentido no dia a dia da comunidade. “Essa atenção aqui faz toda a diferença. Quando o poder público se une com a comunidade, a força é outra. Todo mundo fica feliz de ver esse cuidado chegando até nós.Ter comida todo dia, pagando só um real, muda a rotina e dá mais tranquilidade para quem precisa”, destacou.

Outra moradora do Japãozinho, Maria Izabel também ressaltou a importância do espaço para a comunidade. “Esse espaço foi a melhor coisa que aconteceu. Tem muita gente que precisa, aqui na comunidade. Agradeço por esse olhar para a gente”, afirmou.

A atuação da Seasic no Restaurante Popular Padre Pedro integra um conjunto de ações voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada, assegurando não apenas refeições acessíveis, mas, também, respeito, acolhimento e presença constante do poder público nos territórios.

De acordo com Viviane Reis, superintendente da Assistência Social, o Espaço Cuidar Japãozinho funciona como uma descentralização do Restaurante Popular Padre Pedro nos bairros, garantindo refeições acessíveis à população da comunidade. “Por meio do programa Padre Pedro, diariamente são distribuídas 300 refeições no almoço e 150 no jantar, fortalecendo a atuação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania na promoção da segurança alimentar e nutricional em Sergipe”, explicou.

O Restaurante Popular Padre Pedro funciona de segunda a sexta-feira, com distribuição das refeições a partir das 10h, garantindo acesso regular à alimentação de qualidade, a preço simbólico, para a população do Japãozinho.