11 de fevereiro de 2026

MPT-SE e Conscensul traçam estratégias para fortalecer atividade dos catadores

O objetivo é dar mais dignidade a atividade profissional dos catadores de materiais recicláveis de Sergipe

O procurador do Trabalho Emerson Albuquerque Resende se reuniu, nesta terça-feira (10), com o superintendente do Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Sul e Centro Sul Sergipano (Conscensul), Diego Fontes, para traçar estratégias conjuntas para o fortalecimento da atividade dos catadores de todo o estado de Sergipe, durante o biênio 2026-2027.

Para o superintendente do Conscensul, Diego Fontes, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) é fundamental para trazer mais dignidade a vida dos catadores.

“Nós só temos que agradecer ao Ministério Público do Trabalho. As cooperativas foram retiradas do lixão, mas com uma promessa de uma vida melhor. E, graças à ajuda do MPT, que já destinou prensas, balanças, veículos, equipamentos que melhorassem a vida desses catadores, os catadores foram retirados de uma situação de vida degradante e foram colocados num ambiente saudável, salubre, para que eles possam desenvolver um bom trabalho. Então só agradeço ao MPT que tiveram um olhar para essa classe e conseguiram melhorar a vida dos catadores dando dignidade”, afirmou o superintendente.

Retrospecto de ações em prol dos catadores

Ao longo dos últimos anos, o MPT-SE, a partir de multas judiciais trabalhistas, resultantes da atuação dos Ministério Públicos e a Justiça do Trabalho, destinou mais de R$ 2 milhões para aquisição de caminhões, prensas, balanças, empilhadeiras, carrinhos de coleta, reformas de galpões para cooperativas no âmbito do Conscensul. No ano passado, foi inaugurado o galpão de triagem da coleta seletiva da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Arauá e Pedrinhas (COOCAP), que também foi resultado de uma iniciativa entre MPT-SE e Justiça do Trabalho.

Texto e foto assessoria