17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Aracaju recolhe quase sete toneladas de resíduos nos quatro primeiros dias do Rasgadinho

Em meio aos festejos carnavalescos do Rasgadinho, tradicional cortejo que acontece anualmente nos bairros Suíssa e Cirurgia, na região central da capital, uma força-tarefa organizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou a limpeza antes, durante e depois da folia. Nos quatro primeiros dias de evento, foram recolhidas cerca de 6.600 toneladas de resíduos.

Com média de 100 agentes atuando diariamente entre os dias 13 e 17 de fevereiro, nesta edição o esquema foi ampliado e estruturado em três frentes, segundo a Diretoria de Operações da Emsurb: pela manhã, foi feito o repasse para recolhimento de resíduos remanescentes; à tarde, a limpeza foi intensificada devido ao aumento do fluxo de pessoas, além do acompanhamento das equipes durante os blocos; e, por fim, foram executados serviços de varrição e recolhimento para reforçar a limpeza das vias.

Os aracajuanos, que adoram a folia carnavalesca, não pouparam elogios à zeladoria nas vias dos bairros. O morador do bairro Cirurgia, Fábio Emanuel Santos, foi um desses foliões. Com a porta de casa limpa e ao lado da família — que, segundo ele, é seu camarote —, afirmou que a equipe de limpeza deu um show. “Incrível. Assim que os blocos passam, o pessoal já vem limpando, seja a pé ou com caminhão. É um trabalho importante, diante da importância do evento para a cidade e para mim, que gosto muito”, destacou.

Para fortalecer o recolhimento de resíduos, foram instalados 100 contêineres em formato de ilha, em pontos estratégicos para descarte.

A comerciante e moradora local, Laise Silva, que encara o Rasgadinho como uma tradição familiar, afirmou que o cortejo é maravilhoso, mas que a limpeza é o melhor bloco. “As equipes de limpeza são muito eficientes, merecem nota 10. Com certeza, esse é o melhor bloco”, concluiu.

Foto: Ascom Emsurb