Cerca de 90 ampolas de tizerpatida, medicamento utilizado para emagrecimento, foram apreendidas em Aracaju em ações realizadas pela Receita Federal em parceria com os Correios.
As apreensões aconteceram nos dias 12 de janeiro e 3 de fevereiro, durante fiscalização no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, localizado na Rua Acre. O material apreendido corresponde a ampolas da marca TG, cuja comercialização é proibida no Brasil.
Os medicamentos estavam embalados em pacotes no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios localizado na Rua Acre, no Bairro Siqueira Campos. A maioria dos pacotes tinham como origem o Paraguai.
Ainda de acordo com a Receita, os medicamentos apreendidos não estão registrados nem autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo proibidos no Brasil.
Segundo a Receita Federal, embora a tirzepatida seja a mesma substância presente no medicamento Mounjaro, o produto apreendido não corresponde ao formato autorizado no país. Atualmente, a Anvisa permite apenas a comercialização do Mounjaro em sua forma original de caneta injetável, devidamente registrada, o que não é o caso das ampolas apreendidas.
Foto: Receita Federal/reprodução