A Central de Comando e Controle Operacional (CCO) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju registrou 1.841 ligações em janeiro de 2026, referentes a solicitações da população sobre ocorrências no trânsito da capital. As chamadas envolveram desde infrações de trânsito até sinistros e situações emergenciais nas vias.
Entre as principais demandas registradas, o estacionamento irregular, que aparece como a segunda maior ocorrência mensal com 308 registros. Esse tipo de infração inclui diversas situações, como estacionamento em guia rebaixada, vagas reservadas, pontos de ônibus e locais proibidos pela legislação de trânsito.
De acordo com o coordenador da CCO, agente Matos, o estacionamento em guia rebaixada lidera as solicitações relacionadas à irregularidade. “Em janeiro, foram registradas 163 ocorrências desse tipo, que acontece quando o condutor estaciona em frente a garagens ou acessos de veículos, obstruindo a passagem. Diariamente recebemos solicitações dessa natureza e deslocamos equipes para atendimento, em situações que poderiam ser evitadas caso o condutor verificasse o local antes de estacionar. Além de causar transtornos, essa infração gera multa e pode resultar na remoção do veículo”, explicou.
Além das guias rebaixadas, também foram registradas ocorrências de estacionamento em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência (PCD), pontos de táxi, pontos de ônibus, áreas de carga e descarga, sobre faixas de pedestres, em esquinas, em fila dupla, sobre calçadas e em contramão de direção.
Outras ocorrências
No primeiro mês do ano, a SMTT também registrou 276 sinistros de trânsito, sendo 221 sem vítimas e 52 com vítimas. Outras demandas registradas foram falhas em semáforos, com nove ocorrências, fiação elétrica na via, com oito registros, seis bloqueios viários e nove situações envolvendo óleo ou resíduos na pista.
A SMTT reforça que a Central de Comando e Controle Operacional funciona 24 horas por dia e pode ser acionada pelo número 118 para atendimento de situações emergenciais e denúncias de irregularidades no trânsito de Aracaju.
Foto ascom SMTT