Verão Sergipe 2026 evidencia belezas de Pirambu e reforça vocação turística

Com uma extensa faixa de areia, áreas alagadas entre dunas e um dos principais pontos de desova de tartarugas marinhas no Brasil, a cidade de Pirambu se prepara para viver mais um fim de semana de intensa movimentação com a realização do Verão Sergipe 2026. O evento, que reúne grandes atrações musicais e esporte, já gera expectativa entre moradores, comerciantes e visitantes do litoral norte sergipano, que veem na iniciativa uma oportunidade estratégica para fortalecer o turismo e aquecer a economia local.

Após a primeira etapa realizada na capital sergipana, Aracaju, o evento promovido pelo Governo de Sergipe chega a Pirambu no fim de semana, a partir da sexta-feira, 6, até o domingo, 8. Entre as estações artísticas que se apresentarão na sexta-feira e sábado, o público poderá curtir o som de Robert Pankadão, Vitor Fernandes, Israel e Rodolffo, Alisson Lima, Bruninho Top7, Nando Reis, Ju Marques e Seeway.

Para a gestão municipal, receber pela terceira vez consecutiva o Verão Sergipe em Pirambu amplia a visibilidade da cidade no calendário turístico estadual. “O Verão Sergipe já está marcado no coração do nosso município e faz parte do nosso calendário turístico. É um evento que melhora a cada ano, movimenta o comércio local, atrai turistas e fortalece a divulgação da cidade. Hoje, sentimos claramente esse impacto na economia, com aumento nas vendas, valorização da área onde acontece o evento, inclusive com novas casas sendo construídas ou as já existentes ampliadas. Tudo isso gera renda para a população”, afirmou o prefeito Guilherme Melo.

Segundo o gestor, além dos shows, a programação esportiva e cultural amplia o alcance do evento e incentiva a participação direta da população. “O Verão Sergipe é um complexo que envolve cultura, gastronomia, música e esporte. As modalidades esportivas fazem com que os moradores participem ativamente, enquanto as apresentações culturais e musicais atraem públicos diferentes, inclusive pessoas que nunca tinham vindo a Pirambu”, destacou.

O gestor também enfatizou que o evento contribui para valorizar as riquezas naturais e culturais do município. “Pirambu é um município turístico, com reserva biológica de tartarugas, belezas naturais, como dunas, lagoas, e povoados com forte cultura gastronômica e artesanal. Tudo isso ganha visibilidade com o Verão Sergipe, fortalecendo nossa identidade e impulsionando o turismo de forma sustentável”, completou.

Entre os frequentadores da cidade, a expectativa também é positiva. A aposentada Ivane Gomes, de 63 anos, de Carmópolis, que possui uma casa de veraneio em Pirambu e visita o município com frequência, ressaltou o clima de animação e o impacto do evento na cidade. “O Verão Sergipe é uma maravilha. A cidade fica animada, recebe muita gente e todo mundo comenta que é um evento muito bom. No ano passado, eu amei e, pelo que a gente percebe, este ano vai ser ainda melhor. Também é muito bom para o município, pois quando tem um evento desse porte os comerciantes vendem bem, já que tem muito movimento de pessoas. Isso gera renda e deixa a cidade mais viva”, declarou.

Economia aquecida

O impacto positivo do evento também é sentido diretamente pelos comerciantes da orla. Proprietário de um bar e restaurante em frente à praia, Romualdo Santos, de 34 anos, pontua que o Verão Sergipe representa um período de crescimento para quem vive do comércio. “Um evento desse porte traz muitos benefícios para a cidade e para quem tem comércio aqui. A praia fica cheia, chegam turistas e todo mundo só tem a ganhar”, afirmou.

De acordo Romualdo, o aumento no fluxo de visitantes reflete no faturamento e na geração de empregos temporários. “Nesse período, vendemos mais e precisamos contratar mais pessoas para dar conta do movimento. É uma renda extra que entra para o estabelecimento. Estamos empolgados e já reforçando a equipe, porque a expectativa é de grande movimento e boas vendas”, frisou.

Gerente de um restaurante à beira-mar, Lenice Santos, de 29 anos, também falou sobre a alta expectativa para a edição de Pirambu do Verão Sergipe. “A expectativa está grande. A gente sabe que o Verão Sergipe movimenta a cidade e traz muitas pessoas de fora”, contou.

Lenice acrescenta que a presença de turistas já é perceptível nos dias que antecedem a programação. “Tem muita gente de outros municípios e até de fora do estado que já alugou casa para o Verão Sergipe e vai emendar até o Carnaval. A cidade já está recebendo esse público”, comentou. Para atender a demanda, o restaurante reforçou a equipe. “Já contratamos mais pessoas para este fim de semana porque a expectativa é de aumento nas vendas, principalmente dos pratos à base de peixe e frutos do mar”, completou.

Comerciante há cerca de 18 anos em Pirambu, Rinaldo de Sousa Vasconcelos evidencia que o evento impulsiona não apenas as vendas do seu estabelecimento, mas toda a economia da cidade. “A expectativa é sempre boa porque atrai mais visitantes, aumenta o movimento e a gente vende mais. Além disso, eu sempre compro boa parte dos insumos no comércio local, como peixe, camarão, frango e outros produtos, o que acaba gerando renda para muita gente daqui”, afirmou.

Além dos shows musicais, o Verão Sergipe em Pirambu contará com uma ampla programação esportiva, incluindo modalidades como surf, beach soccer, vôlei de praia, corrida, skate e atividades inclusivas, como o banho assistido para pessoas com deficiência,   reforçando o caráter democrático e familiar do evento.

Verão Sergipe 2026

O Verão Sergipe é um evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio do Governo Federal e Energisa, e patrocínio do Banese Card, Iguá Sergipe e Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que leva à capital e ao interior do estado uma programação cultural e de estímulo à prática esportiva, fomentando o turismo, o desenvolvimento econômico e a geração de renda.

Confira a programação musical e esportiva do Verão Sergipe em Pirambu:

Sexta-feira – 6/02

Música

Robert Pankadão

Vitor Fernandes

Israel e Rodolffo

Alisson Lima

Esporte

8h – 17h: Surf

Sábado – 7/02 (Pirambu)

Música

Bruninho Top7

Nando Reis

Ju Marques

Seeway

Esportes

8h – 16h: Beach soccer

8h – 16h : Vôlei de praia (masculino/feminino)

8h – 16h: Surf

8h – 16h: Oficina de skate

8h – 16h: Mesabol

8h – 16h: Frescobol

Domingo – 8/02

7h – 9h: Corrida

8h – 10h: Aulão de fitdance

8h – 15h: Beach hand

8h – 15h: Finais vôlei de praia (masculino/feminino)

8h – 12h: Surf

8h – 15h: Skate street

8h – 15h: Mesabol

8h – 15h: Frescobol

9h – 11h30: Banho assistido – Projeto Estrelas do Mar/Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania

9h – 11h30: Vivência paradesportiva

Foto: Igor Matias